Artigos
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Cartão de Visita. Sobre a “Origem do Mundo” de Gustave Courbet. In Insight INTELIGÊNCIA. Rio de Janeiro – São Paulo, Insight, Ano VIII, no 32, março de 2006, pp. 90-94.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “Fome de bola: o futebol no Brasil e os desafios da gestão esportiva”. In Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa/Rio de Janeiro, FGV/INDEG, v. 4, no 1, Janeiro/Março de 2005.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “Cidades Sustentáveis”. In Poder Local. OMNI Editora, Vol. 1, no 3, 4 e 5, Fortaleza, 2004.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “Jesuítas e Puritanos: Ordem e Progresso no Destino das Américas”. (co-autoria). Cadernos Idéias & Debates. Brasília, Instituto Teotônio Vilela, 1999.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “O desafio da auto-formação”. In Tendências do Trabalho, n° 281, São Paulo, Editora Tama, Janeiro de 1998.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “Lembrança de Guerreiro”. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas, 31(5):17-23, Set./Out. 1997.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “A instituição das férias”. In Tendências do Trabalho, n° 274, São Paulo, Editora Tama, Junho de 1997.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “A Opinião faz a opinião: teoria e prática da pesquisa qualitativa”. Revista Comunicação & Política, n. s., v. 4, n. 1. Rio de Janeiro, CEBELA, 1997.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “Televisão e Política: a campanha municipal de 1992 em Fortaleza”. Cadernos de Ciências Sociais, Série Estudos e Pesquisas, Fortaleza, UFC/NEPS/Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 1996.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “Luciano Zajdsznajder, argonauta do pós-moderno”. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas, 30(6):139-41, Nov./Dez., 1996.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “A Política como Diversão: Collor de Mello e a última cruzada”. Jornal do Dorian. Fortaleza, 07/Ago./1989, pp. 05-07.
LUSTOSA DA COSTA, Frederico. “O ‘Jeitinho’ brasileiro como um recurso de poder” (co-autoria). Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas, 16 (2): 05-31, Abr./Jun., 1982.
SARAVIA, Enrique (2007). “Notas sobre as indústrias culturais”. Revista Observatório Itaú Cultural (1). SARAVIA, Enrique (2001). “Política e estrutura institucional do setor cultural na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai”. Cadernos do Nosso Tempo. Cultura e Democracia. FUNARTE, 1, pp. 59-110.
SARAVIA, Enrique & José Roberto W. PENTEADO (2000). “Mega Exposições de Arte no Rio de Janeiro”. Revista da ESPM, 6 (5) Setembro-Outubro, pp. 28-33.
SARAVIA, Enrique (1999). “Cultura e Diversidade”. Revista da ESPM, 6 (5) Maio-Junho, pp. 31-4.
SARAVIA, Enrique (1999). “Que Financiamento para que Cultura: O Apoio do Setor Público para a Atividade Cultural”. Revista de Administração Pública, 33 (1) Janeiro-Fevereiro.
SARAVIA, Enrique (1984). “La identidad cultural latinoamericana”. Casa del Tiempo (México), VI (41) Junio.
SARAVIA Enrique. Metodología para el relevamiento e integración de informaciones sobre instituciones actuantes en el área de la cultura. Paris, UNESCO, 1982.
SARAVIA Enrique. Perspectivas sobre a identidade da cultura brasileira. Rio de Janeiro, IFCS, UFRJ, 1982.
SARAVIA Enrique. Etnocentrismo e história da filosofia. Rio de Janeiro, IFCS/UFRJ, 1982.
SARAVIA Enrique. Política cultural na área da música. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 1990.
SARAVIA Enrique. Estructura económica de la industria cultural iberoamericana. Madri, Fundación Centro Español de Estudios de América Latina, 1993.
SARAVIA Enrique. Gerencia Cultural. Havana, Ministerio de Cultura, 1994.
SARAVIA Enrique. Tópicos que deben ser considerados en el Protocolo de Intenciones sobre cultura de los países del MERCOSUR. São Paulo, Fundação Memorial da América Latina\Universidade de São Paulo – Instituto de Estudos Avançados, 1994.
SARAVIA Enrique. Economía y cultura en América Latina: la creación frente a las industrias culturales. Havana, Ministerio de Cultura, 1995.
SARAVIA Enrique. Cultura y desarrollo. Criterio, Año LIII, no. 846. Buenos Aires, 23/10/80. SARAVIA Enrique. Alguns pressupostos para a capacitação de administradores culturais. In: Administração de Projetos Culturais. Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getulio Vargas, 1981.
SARAVIA Enrique. La identidad cultural latinoamericana. Criterio, Año LV, Buenos Aires, jul. 1982. Publicado também em: Casa del Tiempo, Vol.IV, No.41, México, Junio 1984.
SARAVIA Enrique. Financiamiento de la cultura en épocas de recesión: apoyo gubernamental, mecenazgos, patrocinios y autogestión. Córdoba, ALCAGEC, 1991. Versão francesa: Le financement de la culture en période de récession: réflexions à propos de l’Amérique Latine. Revue Française d’Administration Publique No.65, Paris, jan./mars.1993. Publicada também em: Investigación y Gerencia. No.43, Caracas, jul./ago.1992.
SARAVIA Enrique. La elaboración de la política pública en el área de cultura. Caracas, Consejo Nacional de Cultura, 1991. Publicada também em: Revista Argentina de Políticas Públicas Vol.1, No.2, Abril de 1999 (Buenos Aires)
SARAVIA Enrique. Sistema latinoamericano y caribeño para la promoción de la cultura y las artes. Caracas, UNESCO/ Secretaria Pro-Témpore da Reunião de Ministros e Responsáveis da Política Cultural dos países da América Latina e o Caribe, 1992.
SARAVIA Enrique. A formação de administradores culturais. A Gazeta, Manaus, 28 de março de 1994.
SARAVIA Enrique. A cultura, ¿é um bom negócio? A Gazeta, Manaus, 6 de abril de 1994. SARAVIA Enrique. Una agenda para el MERCOSUR cultural. In: RECONDO, Gregorio (Comp.) MERCOSUR: La dimensión cultural de la integración. Buenos Aires, Ciccus, 1997.
SARAVIA Enrique. ¿Qué financiamiento para qué cultura? El apoyo del sector público a la actividad cultural. In: SOSNOWSKI, Saúl y PATIÑO, Roxana(Edits.) Mecenazgo Buenos Aires, Fondo Nacional de las Artes, 1998. Versão em Português: Revista de Administração Pública Vol.33, No.1, Jan./fev.1999 (Rio de Janeiro).
SARAVIA Enrique. Brasil, cultura e diversidade. Revista da Escola Superior de Propaganda e Marketing Vol.6, Edição No. 3, Maio/junho 1999 (São Paulo).
SARAVIA Enrique. Mega Art-Exhibitions in Rio de Janeiro (em colaboração). AIMAC’99-Proceedings – Actes. Helsinki, 1999. Versão em português: Mega Exposições de Arte no Rio de Janeiro. Revista da Escola Superior de Propaganda e Marketing Vol.6, ano 5, Edição No.6, Setembro/outubro 2000 (São Paulo).
SARAVIA Enrique. Television Management: the Case of Brazilian “Telenovela”. AIMAC’99- Proceedings-Actes. Helsinki, 1999.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto (2001), “De falácias e de cultura”, Revista de Administração Pública, 35 (4), pp. 7-17.